Produtos

Tecnologia

Tecnologia

Elementos Elásticos ROSTA

Elementos Elásticos ROSTA

 

Elementos Elásticos ROSTA

Os elementos elásticos multi-funcionais ROSTA estão concebidos para a máxima versatilidade – pressionar, puxar e tensionar. Estes elementos de torção combinam as funções de mola, amortecedor e mancal numa única peça. A combinação de quatro elastómeros especiais pré-tensionados com o núcleo e o alojamento exterior, forma um sistema elástico integral, não sendo necessários componentes adicionais de retenção axial. Podem trabalhar em ângulos de oscilação de até ±30°.A frequência permissível pode ser incrementada reduzindo o ângulo de oscilação abaixo dos30°. O efeito amortecedor do elemento, originado pela fricção molecular dos elastómeros, encontra-se dentro da gama reconhecida como ideal de replica watches aproximadamente 20% do impacto ou frequência de interferência. Ao não existir contacto metal com metal os elementos ROSTA são silenciosos e não necessitam de manutenção. Estes componentes, limpos e de elevada resistência ao desgaste, oferecem uma óptima absorção de ruído e uma eficiente redução de vibrações em todo o tipo de instalações industriais e máquinas. Os elementos ROSTA não são afectados por barro, pó, água, sal, luz solar e suportam temperaturas desde –40°C a +80°C (–40°F a +180°F). Um elastómero desenvolvido especialmente para alta temperatura permite aplicações onde se atingem 120°C (250°F), e foi desenvolvido um elastómero sintético para aplicações onde existe um contacto constante com óleos minerais (a pedido especial). Graças ao seu desenho exclusivo os elastómeros inseridos não sofrem nem ruptura nem força de torção; é por esse motivo que a vida útil dos elementos ROSTA é muito maior que a de elementos com borracha vulcanizada.

O componente ideal para o fabrico de maquinaria moderna

Graças à sua construção modular, os Elementos Elásticos ROSTA são multi-funcionais, podendo ser utilizados como elementos de torção elástica, mancal e amortecedor oscilante em qualquer construção de maquinaria moderna. Graças às suas distintas versões de perfis interiores e exteriores, abraçadeiras e suportes, as possibilidades de montagem pelo cliente são ilimitadas. Além disso, dispomos de uma grande variedade de acabamentos para perfis interiores e exteriores (perfis em aço, ligas leves, modelos especiais de fundição). Os elastómeros inseridos nos Elementos Elásticos ROSTA de qualidade standard («Rubmix 10») têm como base a borracha natural. A qualidade específica foi desenvolvida especialmente para a característica de rotação-oscilação dos elementos, tendo a combinação ideal de resiliência, baixa deformação permanente, elevada resistência e bom amortecimento natural. Para aplicações em meios onde não é possível instalar borracha natural, dispômos de Elastómeros totalmente sintéticos («Rubmix 20» e «Rubmix 40»). Relativamente aos elementos standard «Rubmix 10», as características sofrem ligeiras variações. Como a figura mostra, o Elemento Elástico ROSTA combina as funções de mola, amortecedor e mancal.

«Efeito mola»

Trabalhando entre ±30°, o Elemento exibe uma curva ligeiramente progressiva. Dependendo do comprimento do Elemento o binário resultante aumenta ou diminui deforma linear. De acordo com a aplicação, o Elemento Elástico será instalado com uma determinada pré-tensão, por exemplo, funcionando desde +10°a +30°. As vantagens comparando com todo o tipo de molas metálicas são: elevado grau de amortecimento, capacidade de sobrecarga, amortecimento de vibrações e oscilações, maior resistência à corrosão e, consequentemente, uma maior vida do produto.

«Efeito amortecedor»

A fricção molecular dos elastómeros (Histerese), permite absorver parte das forças dinâmicas aplicadas. Além disso, os elastómeros pré-tensionados eliminam quase na totalidade os ruídos. Estas propriedades favorecem o seu uso em pára-choques, amortecedores oscilantes, ou eixos pivot, obtendo-se um excelente amortecimento natural. Os benefícios dos Elementos Elásticos ROSTA, comparativamente com sistemas convencionais, são a sua dimensão e estilo compacto, multi-funcionalidade e baixo custo.

«Efeito Mancal»

Alternativa ideal para rolamentos de esferas, de agulhas ou rolos, onde um movimento rotativo incompleto, alterno, oscilante ou vibrátil, provoca uma lubrificação insuficiente. O Elemento Elástico ROSTA, trabalhando como eixo pivot sem manutenção, é a solução. Os Elementos Elásticos ROSTA, quando realizam 2 das 3 funções principais acima mencionadas, são uma solução eficaz do ponto de vista económico e funcional, evitando a instalação de componentes adicionais. O catálogo contem informação detalhada sobre possíveis aplicações, propostas de instalação, combinações e dados técnicos sobre os Elementos Elásticos ROSTA.